Capela Maria Eucarística no Seminário de Blumenau

Novos destaques da Capela Maria Eucarística, no Seminário de Blumenau.

Em forma de quadros, as imagens de São Pedro e São Paulo, na parede, ao lado esquerdo do altar. Ninguém mais do que essas duas colunas da Igreja podem significá-la. Naturalmente, sem desmerecer o primeiro chefe visível da Igreja, o apósstolo Pedro, é importante que nessa capela esteja representado o padroeiro da Diocese, São Paulo Apóstolo. Ali, os candidatos ao sacerdócio, poderão rezar com o refrão do hino da nossa Diocese: “Padroeiro apóstolo Paulo – Do Evangelho fiel pregador, – Intercede por nós junto a Cristo – Que tenhamos tua força e vigor!”

A cadeira presidencial parece desaparecer no ambiente e na simbologia que preenche a capela. Evoca a afirmação de João Batista: “É preciso que ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30). Palavra muito adequada para o celebrante-presidente.  Seu ministério jamais deve exaltar o próprio “ego”, com idéias e atitudes pessoais, com ideologias, pregações estranhas ao Evangelho. Isso seria trair o Mestre. O verdadeiro presidente da celebração é Cristo-Cabeça, Cristo-Sacerdote. E a Igreja, através das orientações, litúrgicas e rubricas, vem em ajuda para que o ministério litúrgico da presidência tenha seu perfil ideal.

Além disso, assim, evidencia-se o sacerdócio mariano, já que a capela configura-se como mariana, isto é, colocando em relevo a verdadeira grandeza e o verdadeiro serviço de Maria à Igreja e à humanidade: doar Jesus. Embora revestido do poder de Cristo, o ministro eclesial não o exerce como os “poderosos deste mundo” (Mc 10,32-45). O serviço de amor, a exemplo de Maria, é a marca do ministro de Deus.

Vista geral da Capela Maria Eucarística:

Leia também...