Rio dos Cedros, em Santa Catarina, Brasil, terra de muito verde, água, flores e belos recantos naturais

IMG_4941bTenho a missão de, nos finais de semana, trabalhar como vigário auxiliar na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Rio dos Cedros, SC. O município e a paróquia tem grande extensão territorial. Com os capitéis, chegam a quase trinta os locais de celebração de missas. As estradas, na sua maioria, são de terra, de chão. Montanhas e baixadas fazem o trajeto. Por isso, muitas curvas se encontra nos quase 60 kms que se percorre até a capela mais distante, dedicada a Santo Inácio de Loyola, quase na divisa com Rio Negrinho.

Por outro lada, pode-se admirar muitas paisagens, verde, bonitos recantos naturais. Sobretudo, vê-se muita água, rios, riachos, córregos e os dois lagos formados pelas represas dos rios Bonito, Palmeiras e Cedros.

Sempre que me cabe visitar as comunidades, levo comigo minha câmera fotográfica e, especialmente quanto o tempo me permite, registro algumas dessas belezas naturais do privilegiado município.

Vale dizer que a região dos lagos vai construindo toda uma infraestrutura de acolhida de veranistas que procuram esses locais para suas férias. Eles se apresentam cada vez mais como vantajosa alternativa nesse sentido devido à superlotação das praias e da malha viária, insuficiente para dar condições de tráfego fluente nos períodos de temporada. Isso sem falar da poluição das águas marítimas, infelizmente, em crescimento descontrolado. Não esqueçamos ainda a violência que atinge cada vez mais as grandes concentrações de pessoas, não só no Brasil, mas em todo o planeta.

 

Leia também...