Nesta manhã, às 7h30, na Casa de Acolhida de Idosos Santa Ana, em Blumenau, presidi missa com a participação dos idosos e idosas e a comunidade de Irmãs Elisabetinas, responsáveis pela mesma Casa. Celebrando a memória litúrgica dos Santos Anjos, o Evangelho, Mt 18,5-10, no versículo 10, diz: “Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; porque eu vos digo que os seus anjos nos céus veem continuamente a face de meu Pai que está nos céus”.
Nesse texto, Jesus faz essa afirmação apontando o menino que estava junto dele. Faz pensar, então, diretamente no respeito e no amor para com as crianças, sem dúvida. Os anjos delas vêem a Deus face a continuamente pois Deus está nos céus. A palavra “céus” pode muito bem ser interpretado como em todo lugar. Pois céu é onde está Deus. E Deus está em todo lugar! Assim, desrespeitar, ignorar, ofender uma criança, é ofender os anjos e, consequentemente, ofender a Deus.
Essa palavra “pequeninos” é citada também em diversos outros textos dos Evangelhos e pode significar os discípulos e discípulas de Jesus. Então, o que se refere às crianças no Evangelho de hoje refere-se também aos seguidores de Jesus. Desprezá-los, ofendê-los, causar-lhes incômodos, atacá-los com violência, também é ofender os anjos que os acompanham e ofender a Deus! Por outro lado, acolhê-los, ajudá-los em sua missão, em suas necessidades, é causar alegria aos anjos e a Deus!
Rezemos frequentemente a bela oração do “Santo Anjo” , invocando-o, bendizendo a Deus por eles, por sua companhia e proteção!
(A imagem ilustrativa dessa pequena reflexão, retirada do banco de imagens liberadas para uso geral, representa as crianças e os adultos discípulos de Jesus)
Pe. Raul Kestring