Redentoristas assumem Santuário Bom Jesus de Pirapora

Foto: Divulgação / Santuário do Bom Jesus de Pirapora

Equipe de religiosos passará a dirigir um dos principais templos religiosos do estado de São Paulo

Por Victor Hugo Barros

A Província Redentorista de São Paulo assume a partir de abril um novo trabalho administrativo e pastoral no Santuário do Senhor Bom Jesus de Pirapora (SP). Ao todo, quatro Missionários Redentoristas vão estabelecer uma nova comunidade no local, além de dinamizar a vida do templo, meta da peregrinação de cerca de seiscentas mil pessoas por ano. O envio dos religiosos acontecerá durante a missa das 9h da próxima sexta-feira (23), no Santuário Nacional de Aparecida.

Há mais ou menos quatro anos já havia sido pensada a possibilidade dos Missionários Redentoristas assumirem os cuidados do Santuário e realizadas as primeiras conversações, finalizadas no semestre passado. Agora, a Diocese vive com alegria a expectativa da chegada da equipe missionária.

“Há mais ou menos quatro anos a Diocese estava administrando o Santuário, mas só podíamos designar dois sacerdotes para esse trabalho e, por lá passam muitos peregrinos. Com a vinda dos redentoristas sabemos que o povo será muito bem atendido, temos muitas expectativas boas”, conta o bispo da Diocese de Jundiaí (SP), Dom Vicente Costa, atual responsável pelo templo.

A perspectiva dos Missionários Redentoristas também é promissora. A proximidade de Pirapora do Bom Jesus com a capital paulista, cerca de 60 km, alimenta os sonhos da Congregação. “O desejo da província redentorista é fazer de Pirapora um grande centro pastoral popular que atinja a população da grande São Paulo e de outras cidades do interior”, confidencia padre Inácio.

A nova comunidade é formada por religiosos jovens, mas que já possuem experiências pastorais anteriores. A começar pelo superior da nova casa, padre Rodrigo Arnoso. O sacerdote, que já atuou no Santuário Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Roma e exerceu o cargo de prefeito de igreja no Santuário Nacional de Aparecida, assumirá agora uma nova missão, atuando tanto como reitor do Santuário do Bom Jesus quanto como pároco local. Compõem ainda a equipe os padres José Afonso Savassa e João Paulo Ramos, além do frater Heliomarcos Ferraz.

Entre os desafios da nova comunidade está o de fomentar a devoção ao Senhor Bom Jesus e acolher os milhares de peregrinos que visitam o local. “Vamos assumir esta atividade para dinamizar e levar vida àquela parcela do povo de Deus. Desejamos fazer isso na alegria do Evangelho e ali anunciar a copiosa Redenção aos milhares de peregrinos que passam pelo Santuário de Pirapora”, destaca padre Rodrigo.

Além do Santuário Diocesano, os Missionários Redentoristas assumirão também a paróquia do Senhor Bom Jesus e outras quatro comunidades urbanas e outras duas em processo de formação.

A posse do novo pároco e recepção aos Missionários Redentoristas acontece no dia 6 de abril. Às 19h haverá uma acolhida no Portal dos Romeiros seguida de missa às 20h no Santuário do Senhor Bom Jesus.

Bom Jesus de Pirapora – A devoção ao Senhor Bom Jesus de Pirapora se iniciou em 1725, quando a Imagem de Jesus flagelado e coroado de espinhos foi encontrada nas águas do rio Tietê por um morador local. Ele a levou para sua casa e iniciou uma devoção doméstica que aos poucos atraía mais pessoas. Sabe-se, por meio de documentos, que em 1825 já haviam relatos de milagres alcançados no local de veneração daquela Imagem.

Em 1887, a então Capela do Bom Jesus foi elevada ao status de Santuário diocesano, se tornando, dez anos depois, sede paroquial. O local abriga a Imagem encontrada há quase 300 anos, que pode ser vista no altar principal do templo.

Acesse o blog de imprensa e confira os últimos release.
Flávia Gabriela
Gerente – Comunicação Institucional
(12) 3104 1040 (12) 99775 0730
[email protected]

—————————————————————————————————————————–

Bom Jesus de Pirapora
Tonico e Tinoco
Letra

(Declamado)

Mãe, nome sagrado que a gente venera e adora
Criatura que mais se ama, depois de Nossa Senhora!
Vendo minha mãe paralítica, sem um sinal de melhora,
Levei ela confiante ao Bom Jesus de Pirapora…

(Cantado)

Num velho carro de boi,
Saímos estrada a fora,
Passamos em toda a viagem
Perigos de hora em hora,
Dormindo nos mataréus
Aonde a pintada mora
Mas quem tem fé neste mundo
Sofre calado e não chora!

Com dez dias de viagem,
Sem a esperança perder,
Do alto dum espigão,
Ouvi um sino gemer…
A mais linda paisagem,
Que nunca hei de esquecer
A Matriz de Pirapora,
Na margem do rio Tietê!

Até a porta da igreja,
Carro de boi nos conduz.
Levei minha mãe no colo,
No altar cheio de luz.
Ali mesmo ajoelhei,
Fazendo o Sinal da Cruz,
Beijei a imagem sagrada
Do abençoado Jesus…

(Declamado)

E a cura milagrosa deu-se ali, na mesma hora:
Minha mãe saiu andando daquela igreja pra fora!
Foi um milagre da fé, juro por Nossa Senhora
Bendito seja pra sempre Bom Jesus de Pirapora!

Ouça essa bonita música sertaneja/caipira

Leia também...