Essa mensagem de recordação e homenagem foi lida no dia 08 de setembro de 2024, na Capela Santo Antônio, Volta Grande, município de Mirim Doce, durante a santa missa de lançamento do livro “Proposta para uma nova Organização da Igreja Católica”, escrito por Henrique Kestering. Elaborada pela sobrinha Elisângela, foi proclamada pelo seu esposo, também sobrinho do escritor, Antônio Carlos Kestring.
É com grande alegria que a nossa Comunidade acolhe hoje todos os que nos visitam e participam de um momento tão importante. Com certeza, tio Rique está muito feliz com a presença de vocês aqui.
Filho de Carlos Kestring e Angelina Veronesi, nasceu em 08 de junho de 1935 em Orleans/SC. Era uma família de dez irmãos que viveu numa residência simples, mas rodeada de amor e sobretudo de muita fé. Aos 8 anos de idade mudou-se com a sua família para Volta Grande, então município de Taió, em busca de novas oportunidades e dias melhores. Acompanhou de perto, embora fosse criança, o processo de colonização dessa comunidade.
Iniciou seus estudos entre os anos de 1944 e 1948. Muito inteligente, tio Rique nunca teve dificuldades com o aprendizado.
Em 1949 optou por dar continuidade a seus estudos no Seminário de Salete/SC. Desde muito pequeno vivenciou intensamente os valores religiosos. Aos 17 anos entrou para o Curso Científico, hoje se diz segundo grau, em Azambuja, Brusque/SC, onde após quatro anos de estudos, recebeu sua batina. Em 1955, mudou-se para o estado do Rio Grande do Sul, em Viamão, para cursar a faculdade de Filosofia. Formado nessa área, iniciou o curso de Teologia no estado do Paraná, em Curitiba. Concluída essa etapa, ordenou-se sacerdote.
Exerceu seu ministério em vários lugares. Passou por dificuldades porque muitos não aceitavam o seu jeito de trabalhar e suas ideias inovadoras. Cansado e deprimido, afastou-se do ministério sacerdotal para bastante longo acompanhamento terapêutico que o recuperou. Então, resolveu fazer uma nova escolha de vida: casou-se com a ex-freira Terezinha Wessler. Viveram um casamento feliz durante vinte e quatro anos, até que a enfermidade levou a fiel companheira.
Antes disso, viveram parte da sua vida matrimonial em Peruíbe, no estado de São Paulo, dedicando-se a encontros de pais e padrinhos, catequese, celebrações. Por incidentes aí ocorridos, vieram residir em Mirim Doce/SC, a terra natal dele. Após alguns anos, a convite do pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Imbuia/SC, o saudoso Pe. Pedro Wiggers, foram morar nessa mesma cidade. Aí, então, mais incentivados e apoiados, dedicaram-se totalmente a encontros bíblicos, canto e música, participação ativa nas atividades de Paróquia local. Mesmo depois do falecimento da esposa, tio Rique continuou a intensa atividade pastoral.
No dia 10 de outubro de 2022, a Comunidade Santo Antônio, da Volta Grande, recebeu o corpo do tio Henrique para aí ser sepultado, confirme a sua expressa vontade.
Para nós, seus familiares e amigos, ficam as boas lembranças e os bons exemplos do saudoso tio, principalmente de fé e perseverança. Amém!
Elisângela e Antônio Carlos Kestring (sobrinhos do tio Rique)