Pastoral da Criança da Diocese de Blumenau realiza Assembleia Eletiva e promove formação

A Comunidade São João Batista, da Paróquia Santa Inês, Indaial acolheu generosamente as coordenadoras e coordenadores paroquiais da Pastoral da Criança da nossa Diocese de Blumenau no dia 04 de outubro de 2025 para a respectiva Assembleia Eletiva. Nessa ocasião, fez-se também a programação para o próximo ano. Das 10 paróquias que tem este providencial serviço pastoral às crianças e suas famílias, sete se fizeram presentes através de seus coordenadores. Presentes se fizeram também a coordenadora estadual Ir. Marilde Arenhardt, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, fundada por Santa Paulina; Marcia Negherbon, da equipe diocesana e Multiplicadora; Maurici José Debatin, coordenador diocesano e Pe. Raul Kestring, assistente eclesiástico.

Todo o encontro desenvolveu-se em clima de alegria e entusiasmo diante de missão tão importante que desempenham essas dedicadas mulheres e dedicados homens em suas paróquias e comunidades.

Foi eleita a lista tríplice de proposta de coordenador/a para o próximo triênio. Cabe, agora, à autoridade competente, no caso, Dom Rafael Biernaski, bispo diocesano de Blumenau, determinar o coordenador definitivo. Decisão importante, igualmente, foi tomada, definindo a prioridade da Pastoral da Capacitação de Líderes para os próximos três anos 

Aproveitou-se o encontro para promover formação a respeito de todo o trabalho. O aplicativo da Pastoral foi referência do conteúdo e de todo o método. Edificante, esperançoso, apresentava-se ver os agentes, independente da sua formação escolar, manusearem com eficácia o aplicativo em seus aparelhos celulares. O que favorece o meio ambiente pois dispensa boa quantidade de papéis e facilita muito o desempenho dos líderes que, assim, têm em sua mão todas as orientações, dados, notícias, da Pastoral.

Vale lembrar que a Pastoral da Criança se insere no amplo processo de evangelização da Igreja no Brasil. Fundamentada na Palavra de Jesus “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10), tem como bispo referencial Dom Severino Clasen, OFM, Arcebispo de Maringá, PR. Porém, sendo de orientação católica, acolhe todas as crianças, independente da sua crença, raça ou cor.

A pandemia atingiu drasticamente o trabalho dessa Pastoral na nossa Diocese. Aos poucos, agora, as nossas paróquias e comunidades estão retomando essa privilegiada frente de evangelização. Vão surgindo cada vez mais mulheres e homens, jovens e adultos, que descobrem a alegria de serem colaboradores de Deus no socorro às crianças e suas famílias.

Na Diocese de Blumenau, o próximo ano de 2026, por decisão da Assembleia Diocesana, será dedicado prioritariamente à evangelização da família. Desde já, sonhamos que, através da Pastoral da Criança, muitas famílias, especialmente dentre as mais carentes, encontrem a vida nova trazida a todos pelos ensinamentos, exemplos, Paixão, Morte e Ressurreição do Salvador Jesus Cristo.

Mais imagens desse encontro confira aqui

Texto: Pe. Raul Kestring
Imagens: Pastoral da Criança

 

Leia também...