Edificante Testamento Espiritual do recém-falecido Bispo Dom José Jovêncio Balestieri – Diocese de Rio do Sul

Crédito: Diocese de Rio do Sul
Crédito: Diocese de Rio do Sul
Crédito: Diocese de Rio do Sul

 

TESTAMENTO ESPIRITUAL

Maio de 1939: Deus, cheio de bondade e com um olhar rico em misericórdia, me agracia com o dom da Vida.
Fevereiro de 1951: Deus me chama para viver a experiência de segui-Lo mais de perto. Adolescente, inseguro, disse-lhe ‘sim’, mesmo sem ter plena consciência do porquê e para quê.
Janeiro de 1958: Sempre Ele, e dessa vez não levando em conta minhas fraquezas e limitações, convida-me para ser Seu discípulo missionário em meio aos jovens, no estilo de Dom Bosco. A minha resposta foi um “sim” consciente e decidido.
Junho de 1968, um novo chamado: ser presbítero-profeta, portador de Sua mensagem e distribuidor de Suas graças e bênçãos, sobretudo aos jovens mais necessitados. Senti-me pequeno! Como Pedro, eu também me prostro aos pés do Senhor, dizendo: “Afasta-Te de mim, porque sou um homem pecador” (cf. Lucas 5,8-11). Mas o Senhor insiste. Então, eu Lhe suplico: “Senhor, ajuda-me a dizer SIM!”
Maio de 1991: Momentos de incertezas e angústias. Como nos tempos do profeta Isaías, também eu ouço a voz de Deus: “A quem enviarei?” Não há ninguém à vista. Nenhuma voz se faz ouvir. Eu, então, me adianto e respondo: Eis-me aqui! Eu vou! (cf. Isaías 6,1-8). E o Senhor me envia para cuidar do Seu rebanho em Humaitá e, mais tarde, em Rio do Sul.
Vivo o entardecer de meus dias terrenos. Aguardo, esperançoso, pelo último e definitivo chamado. Quando este se fizer ouvir, direi: Eis-me aqui, Senhor! Eu vou! E, à medida que esse dia se aproxima, reacende-se a minha fé, pois Eu creio na ressurreição da carne. Eu creio na Vida eterna.
Um pedido: Rezem! Rezem! Rezem… para que eu encontre misericórdia diante de Deus. Muito obrigado!

+José
Servo do Senhor! 

Leia também...