Na fria noite de 03 de julho de 2025, a partir das 19h30, nas dependências da Comunidade Luterana do Espírito Santo, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, Blumenau, participantes do Curso Bíblico Emaús vivenciaram o encerramento das suas atividades deste semestre. À chegada na referida sala, os cursistas de deparavam com sugestiva decoração alusiva a festas juninas/julinas: bandeirinhas coloridas, chapéus caipiras, pequenos balões, fitas, corações estilizados, tudo pendurado nos cordões estendidos de um lado a outro da sala, cobrindo as pessoas de alegria. Alegria, esta, que remonta ao encontro de Maria e Isabel, grávidas respectivamente de Jesus e de João Batista. Nesse momento, conforme narra o evangelista Lucas (1,41-44), o Precursor do Senhor “pulou de alegria” no seio da sua mãe. Na Palavra acolhida, igualmente, Jesus se manifesta.
Verdadeiro capricho da acolhedora comunidade. Mas havia mais: garrafas térmicas com café e quentão. Quentão sem álcool, lógico, mas, além de saboroso, uma bênção para o clima frio daquela noite. Mais ainda naquela pequena/grande mesa: pipoca, amendoim, rapadura em rolinhos, pasteizinhos, doces. Um pouco além da hora costumeira, deu-se início ao estudo-celebração, obedecendo roteiro planejado pelo coordenador do Curso, pastor Milton Jandrey. A oração de abertura foi conduzida pelo padre João Humberto Luciani, vigário paroquial da Catedral São Paulo Apóstolo, Blumenau, encarregado da reflexão daquela quinta-feira. O tema, desenvolvido com notável competência, foi o Salmo 136 (135). A utilização de datashow e resumo impresso enriqueceram com clareza e profundidade os 14 cursistas presentes e atentos.
O Curso Bíblico Emaús é promovido pelo Núcleo Ecumênico de Blumenau – NEB, fundado em 2005 e aprovado pelo Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão de Santa Catarina – CIER no mesmo ano. Regido por um Regimento Interno, objetiva reunir Igrejas diversas para efetivar diálogo ecumênico rumo à unidade visível na diversidade reconciliada. Nessa parceria, atualmente, estão irmanadas seis Igrejas de Blumenau e região.
O tema geral “Hinos na Bíblia” aglutinou diversos sub-temas. E contou com diversos colaboradores: da Igreja Presbiteriana de Blumenau – IPB: pastor Anderson Domingos, com o tema Primeira Carta aos Coríntios 13,1-13; da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, pastora Márcia Helena Hülle, com o tema Lucas 1,46-55pastor Milton Yandrei, com o tema Êxodo 15,1-20; pastor Flávio Peiter, com o tema Isaías 49,1-13; pastor sinodal Alan Sharle Schultz, com o tema 1700º aniversário do Credo Niceno-Constantinopolitano; da Igreja Católica Apostólica Romana – ICAR: padre frei Antônio Silvio da Costa Júnior, com o tema: Cântico 1,1 a 2.7; padre João Humberto Luciani, com o tema Salmo (135) 136; e Pe. Raul Kestring, como tema Carta aos Filipenses 2,6-11.
Voluntária e preciosa colaboração, como secretária do Curso, prestou a Sra. Luzia Fistarol, igualmente, entusiasta da causa ecumênica.
Para o segundo semestre deste ano, pensa-se em articular mais uma etapa de encontros bíblicos, ainda em gestação.
Pe. Raul Kestring – Blumenau, 04 de julho de 2025