Comunidade de Belchior Baixo, Gaspar, mais uma vez, com devoção e festa, neste final de semana, celebra a Padroeira Santa Catarina de Alexandria

Crédito: Diocese de Blumenau Divulgação
Crédito: Diocese de Blumenau Divulgação
Crédito: Diocese de Blumenau Divulgação
A Comunidade Santa Catarina de Alexandria, pertencente à Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Gaspar, deu seus primeiros passos nos ano de 1947, com as santas missões, pregadas pelos missionários franciscanos. Pe. Frei Salésio marcou mais presença nessa comunidade. Professora Maria Deschamps ali era catequista. Por essa época, o hino da padroeira foi ensinado pela enfermeira Madalena Dias, que vinha do Hospital Santa Isabel, no Centro de Blumenau. Dona Águeda Kraus ajudava os padres. Eles se hospedavam na casa de Vidal F. Dias. Da. Águeda foi uma das pessoas que muito lutou pela capela.

A partir de 1955, a escola cedia espaço para a celebração das missas, presididas por Pe. Frei Agnelo, que vinha da Matriz de Blumenau. Também Pe. Frei Paulo, Pe. Frei Lamberto e Pe. Frei Jacinto aí celebravam missas.

No ano de 1956, Sr. Vidal Flávio Dias doou apropriado terreno para construir a capela. Pe. Frei Jacinto logo iniciou a obra na localidade de Areia. E em 21 de novembro do mesmo ano, com missa solene e festa popular, foi inaugurado o bonito templo. As

Crédito: Diocese de Blumenau Divulgação
Crédito: Diocese de Blumenau Divulgação

imagens dos santos e santas foram trazidas do outro lado do rio, pela balsa toda enfeitada de flores e bandeirinhas. Fogos de artifício completaram a alegria e a comoção do numeroso povo ali reunido. Do outro lado do rio veio também a harmoniosa banda São Pedro, de Gaspar. A imagem da Padroeira, Santa Catarina de Alexandria, foi doada por Evandina Dias. A santa foi trazida por quatro soldados fardados. Quatro Filhas-de-Maria trouxeram Nossa Senhora de Fátima, que foi doada por Antônio Reinert. A imagem do Senhor Bom Jesus, doada por Bernardino de Souza, foi a Diretoria quem transladou. Sr. Antônio de Oliveira doou a imagem de São Benedito. Foi trazida também a imagem de Santa Luzia, cujo doador foi Nestor da Silva.

No ano de 1957 foram realizadas novas missões populares nessa localidade. Os padres da Congregação Passionista, então, animaram os dias de forte evangelização. Pe. Guilherme, naquela ocasião, esteve mais presente na comunidade.

No ano de 1958, Pe. Frei Inocêncio presidia as celebrações eucarísticas. Pe. Frei Modesto presidiu-as no ano de 1960. Nesse ano, foi construído o coreto da igreja. No ano de 1969, era catequista a Sra. Íris da Rocha. Nesse ano, Pe. Frei Otocar assumiu as celebrações na comunidade. Neomésia Cardoso e Inês da Silva, posteriormente, incluíram-se entre as catequistas da mesma comunidade.

No dia 12 de fevereiro de 1981, a velha capela foi demolida. E logo, no dia 20, a construção da nova igreja foi iniciada. A festa da pedra fundamental ocorreu no dia 10 de maio daquele mesmo ano. A bênção e inauguração da nova capela foram muito concorridas e festivas. Aconteceu no dia 14 de março de 1982. O bispo Dom Gregório Warmeling e Pe. Frei Otocar fizeram-se presentes. No ano de 1985, a construção da imponente torre completou a obra da construção da nova capela Santa Catarina de Alexandria. Na paisagem da região, figura o templo, como digno símbolo da vivacidade da fé cristã/católica daquelas famílias meio ribeirinhas do Rio Itajaí.
Texto: Pe. Raul Kestring

Leia também...