Transcorre hoje, 27 de outubro de 2021, o trigésimo aniversário de beatificação do Pe. Adolfo Kolping. Data, esta, que merece nossa reflexão, pois Pe. Kolping marcou a história da Igreja com seu ministério sacerdotal voltado para a desafiadora realidade social. Nasceu em Kerpen, perto de Colônia, Alemanha, em 8 de dezembro de 1813. Aprendeu de seu pai o ofício de sapateiro, profissão que exerceu por sete anos.
Ordenado sacerdote em 13 de abril de 1830, sensibilizou-se com os jovens que tinham de deixar suas famílias e procurar seu futuro na cidade. Iniciava-se a era industrial que punha em crise o artesanato familiar. Ocorria, então, que, nas cidades, tornavam-se presas fáceis do desemprego, da prostituição, dos vícios. Pois não tinham qualificação para o trabalho nas indústrias.
Pe. Kolping, cheio da compaixão de Jesus, começou a reunir esses jovens. Nasceu, assim, em 6 de maio de 1849, a Associação dos Operários Católicos que foi a semente que leva hoje o nome de Obra Kolping. Com a colaboração de profissionais mais experientes, o sacerdote desejava ensinar uma profissão, com a qual moços e moças pudessem ganhar a vida, formar família e se tornarem cidadãos verdadeiramente cristãos e conscientes.
Quando morreu, em 4 de dezembro de1865, a Obra se havia espalhado por diversas cidades e somava 418 associações com 24.000 integrantes.
Atualmente, em torno de 70 países tem fundada e ativa a benemérita fundação do antenado evangelizador.
A Obra Kolpíng está no Brasil desse 1931, ano em que foi fundada a primeira Comunidade, em Itapiranga, SC.
Na nossa região do Vale do Itajaí a Diocese de Rio do Sul construiu um Centro Regional da Obra em 1975, de onde irradia a sua urgente e sadia mensagem . Em Blumenau, a Comunidade Kolping situa-se no bairro Garcia e já tem 40 anos de atividades voltadas ao bem das famílias, especialmente das mais fragilizadas. Desde a capacitação de costureira até torneiro mecânica, desde encontros da terceira idade até curso de cabeleireira, tem beneficiado tantos jovens, adultos, idosos.
Com a chegada da pandemia, evidentemente, também a Obra Kolpíng se rendeu aos cuidados recomendados. Mas vai chegando o momento em que as suas atividades serão retomadas.
As não poucas e nem tão pequenas dificuldades superadas pelo fundador animam seus seguidores e simpatizantes a prosseguirem com o ideal de formar mulheres e homens para serem cristãos autênticos e cidadãos conscientes. Beatificado pelo saudoso Papa São João Paulo II, Pe. Adolfo Kolping nos incentive, encoraje e guie com seu exemplo, seus ensinamentos e, neste momento, sobretudo com sua poderosa intercessão.
Pe. Raul Kestrting – 27 de outubro de 2021