2º Domingo do Advento: Preparai o Caminho do Senhor – Reflexão do Pe. Osmar Debatin (Diocese de Rio do Sul)

Nesse segundo domingo do Advento, a VOZ profética de ISAÍAS e JOÃO BATISTA ressoa num apelo de conversão para a vinda do Senhor. As Leituras convidam a preparar o Caminho.

Na 1ª Leitura, ISAÍAS “consola” os exilados na Babilônia: anuncia o perdão de Deus e um NOVO CAMINHO de vida e salvação, com o regresso do povo à pátria (Is 40,1-5.9-11).

Será um novo Êxodo, uma nova caminhada espiritual, durante a qual eles poderão fazer uma nova experiência do amor e da bondade de Deus e redescobrir os caminhos da Comunhão e da Aliança. Um MENSAGEIRO será enviado à frente para levar a boa notícia para Jerusalém e para todas as cidades de Judá.

Na 2ª Leitura aponta para a Parusia, que significa a segunda vinda de Jesus, e como esperar e preparar esse momento: “vigilantes”: vivendo no dia a dia de acordo com os ensinamentos de Jesus, empenhando-se na transformação do mundo e na construção do Reino (2Pd 3,8-14). Essa vinda dá uma perspectiva diferente à nossa vida: Temos um futuro a conquistar já nesta terra.

No Evangelho, JOÃO BATISTA aponta o CAMINHO para acolher o Messias Libertador (Mc 1,1-8). O Texto introduz o Evangelho de Marcos, que leremos nesse ano. A “Boa Notícia” começa com um grande chamado à conversão. Deus já voltou seu coração para nós; resta-nos “voltar” o nosso para ele. Tudo “começou” quando João se apresentou no “deserto” de Judá para pregar.

1. Sua Missão: ser o “MENSAGEIRO” que prepara o caminho para o Messias. Denuncia o pecado, anuncia o perdão e dispõe o homem a converter-se… É o último dos profetas do Antigo Testamento. Não só anunciou o Messias… mas o apontou já presente no meio do povo: “No meio de vós está… Eis o Cordeiro de Deus…” Dele falou Jesus: “É mais que um profeta… o maior dos nascidos de mulher…”

2. Sua Mensagem: “Preparai o caminho do Senhor e endireitai suas estradas.” Proclama um Batismo de CONVERSÃO para o perdão dos pecados. João aponta um Caminho de purificação e de conversão… Por isso nos perguntemos também: Quais são os vales a serem preenchidos? (vazios, omissões…). Os montes a serem abaixados? (orgulho, vaidade, ambição…). Os caminhos a serem endireitados? (egoísmo, ganância, ódio…).

3. A Reação dos ouvintes: “Todos saíam ao seu encontro e eram batizados no rio Jordão, confessando seus pecados”.

4. Seu estilo de vida: Era uma pessoa sóbria, desprendida, austera e simples… Aparece no DESERTO: Lugar dos grandes encontros com Deus… Nesse advento, estamos dispostos a fazer momentos de deserto? Oração… Nos encontrar em oração em família… Gestos de solidariedade? Vive na SOBRIEDADE, manifestada no comer e no vestir… “Vestia uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel silvestre…” É com esse espírito que nos preparamos para o Natal desse ano?

João Batista nos convida a preparar o Caminho do Senhor, assumindo atitudes novas e um estilo de vida simples e profético. Estamos dispostos a nos preparar para o Natal, nesse espírito de João?

5. Seu testemunho sobre Jesus: “Eu vos batizo com água, Ele vos batizará com o Espírito Santo”. Ele fala de dois tipos de Batismo: Batizar com água significa em purificar as pessoas convertidas de seus pecados. Batizar com o Espírito, a ser realizado depois por Jesus, significa comunicar às pessoas uma vida nova, transformando-as em novas criaturas.

JOÃO BATISTA foi um MENSAGEIRO DE DEUS que preparou os homens do seu tempo, para a vinda do Senhor… com a palavra e com o testemunho de vida… Deus não poderia se servir também de nós, de você, para preparar os homens de HOJE, para a vinda do Cristo, no NATAL DESSE ANO e ser uma voz de esperança, que aponta um Caminho Novo para os homens sofridos de hoje, que vivem nesse deserto da vida, escravos de tantas opressões?

Pe. Osmar Debatin 

Leia também...