Vez ao ecumenismo

Maravilhamo-nos diante de um canteiro de flores. Dizemos espontaneamente que tamanha beleza só pode ter sido obra de Deus. Acrescente-se aqui, ainda, as conquistas tecnológicas nesse campo de pesquisas.

Em perspectiva teológica, não é de hoje que se alude a um evangelho inerente à natureza. O arquiteto de tanta beleza e, ao mesmo tempo, de tanta diversidade, sabedoria, só pode ser um Divino Criador. E ninguém exterioriza, cria, algo que não proceda da sua essência. A natureza, ensina Tomás de Aquino, lá no século XIII, é um dos caminhos que podem levar ao  conhecimento de Deus.

E os seres humanos, igualmente, manifestam a imagem do Criador e Pai. O livro do Gênesis diz isso expressamente. No entanto, pelo mau uso do dom da liberdade, essa imagem se obnubila no indivíduo e na comunidade.

O Papa Francisco, como proposta de resolução para tantas misérias, tensões, injustiças, guerras, apresenta a cultura do encontro. Urge aos humanos cultivarem relacionamentos de amizade, diálogo, paz e fraternidade.

Nessa linha, no Brasil, já vão adiantados os preparativos da 53ª Campanha da Fraternidade que, em 2016, se torna, ao mesmo tempo, a 4ª com perfil ecumênico. Inicia-se na Quarta-feira de cinzas, dia 10 de fevereiro e se encerra no Domingo de Ramos, dia 20 de março. Seu tema alude a “um problema específico que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade, e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico  em nosso país” (Texto Base). E o lema dessa iniciativa evoca o vigoroso Profeta Amós: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

Nos primeiros dias de novembro, agora, em torno de 70 agentes ecumênicos de nosso Estado de SC estiveram reunidos em Lages justamente para prepararmos a promissora Campanha. Eram representantes de Igrejas diversas e não só desejam caminhar juntos, mas já possuem certa prática ecumênica em suas comunidades.

A oração de todos e todas será, com certeza, preciosa colaboração para o encontro e para essa alvissareira Campanha.
Raul Kestring

 

Leia também...