Você conhece o Dezembro Laranja?
(Alerta à prevenção22/12/2014 | 15h21)
Sociedade Brasileira de Dermatologia lembra que o câncer de pele é o tipo mais comum no país
Marina Empinotti
[email protected]
Depois do Outubro Rosa e do Novembro Azul, o Dezembro Laranja chega para alertar sobre o tipo mais comum de câncer no Brasil, o câncer de pele.
A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que afirma que a maioria dos casos pode ser evitada com medidas simples de proteção solar: usar filtro, chapéu, boné e cuidar com o excesso de exposição ao sol e aos horários certos para isso.
No entanto, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que os brasileiros não se protegem adequadamente, contribuindo para a grande incidência da doença. São estimados 188.020 novos casos no país somente em 2014. Destes, 98.420 devem ocorrer em homens e 83.710 em mulheres. De todos os casos, 5.890 correspondem ao tipo mais agressivo do câncer, o melanoma.
— A radiação solar é cumulativa ao longo da vida e os primeiros 20 anos são responsáveis por 80% da radiação que o indivíduo recebe na vida. Percebe-se, então, a responsabilidade dos pais na prevenção do câncer da pele de seus filhos. — alerta o dermatologista Nilson Octávio Silva.
Conheça suas chances de desenvolver um câncer de pele
A SBD disponibiliza em seu site a Calculadora de Riscos para Câncer da Pele. Por meio da ferramenta, os usuários, respondendo a um questionário, recebem informações sobre as chances de desenvolver a doença.
Acesse aqui a Calculadora de Riscos para Câncer da Pele
Atenção: a calculadora possui apenas caráter informativo. Os dados obtidos a partir da ferramenta não constituem diagnóstico e não substituem, em nenhuma hipótese, a consulta a um dermatologista.
Tipos de câncer
Cânceres do tipo não melanoma, menos letais, são mais incidentes no Brasil, com 182.130 casos novos previstos para 2014, também segundo o INCA. Do total, 98.420 devem ocorrer em homens e 83.710 em mulheres. Existem dois tipos: carcinoma basocelular, o mais comum, e carcinoma espinocelular. A região Sul do Brasil registra 19,2% dos casos de câncer de pele dos tipos não melanoma (34.990 casos em 2014).
O melanoma tem menor incidência (2.960 casos novos em homens e 2.930 em mulheres), totalizando 5.890 casos em 2014.Em comparação com 2013, houve redução do número de casos de melanoma. Na época, foram diagnosticados 6.230 novos casos, sendo 3.170 em homens e 3.060 em mulheres.
Hábitos simples para cuidar da pele
– Usar protetor solar todos os dias, em todas as áreas expostas do corpo;
– Evitar exposição ao sol no horário de pico (10h-16h);
– Usar boné e chapéu de aba larga para proteger o rosto;
– Observar o aparecimento de feridas que não cicatrizam, manchas escuras ou nódulos na pele, ou alterações em pintas (aumento, modificação da cor, coceira ou sangramento);
– Não usar o filtro ao longo da vida pode trazer outras consequências para a pele, como pintas e sardas.
Fonte: http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/noticia/2014/12/voce-conhece-o-dezembro-laranja-4668319.html