No dia 28 de setembro de 2023, na Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, cidade de Blumenau, ocorreram dois encontros de diversas denominações religiosas. Um na parte da manhã, quando se fizeram presentes representantes da Fé Bahai, Igreja Católica Apostólica Romana, Candomblé e Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. À tarde, o encontro inter-religioso teve a participação das mesmas entidades, diferenciando-se representantes como a do Pastor Sinodal da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Coordenados, ambos os eventos, pela Professora Simone Riske Koch, responsável pelo Curso de Ciências da Religião, da citada Universidade, e que convocou as lideranças religiosas, os mesmos encontros proporcionaram rico e promissor diálogo entre todos os participantes.
Além de troca de conhecimentos e experiências sobre cada tradição cultural/religiosa, não faltaram memórias de momentos significativos vivenciados na FURB, na linha desse sonho de unidade e ações conjuntas na comunidade universitária e civil. Sugeriu-se, por exemplo, ressuscitar o Núcleo de Estudos sobre Religiosidades e Interculturalidade – NERI que, em anos passados, tem sido espaço de interações das diversas religiões presentes em Blumenau e região. Celebrações conjuntas fazem parte dessa história sagrada, como por ocasião do 40º e 50º aniversários da FURB. E mais: o NERI funcionava como apoio e incentivo ao Curso de Ciências da Religião, já espalhado em outras universidades do nosso estado de Santa Catarina e do nosso País.
Do encontro, surgiram ainda prospectivas no sentido de realizar celebração inter-religiosa por ocasião do final do ano, para a qual seriam convidados funcionários e funcionárias, professores e professoras e estudantes da FURB. Em âmbito de cidade de Blumenau, achou-se muito interessante que as lideranças religiosas fizessem um elenco de todos os templos e espaços devocionais. Observou-se que esse projeto destacaria o verdadeiro espírito de acolhida vigorando em nossa cidade e região. Pressupõe-se que mais de cem denominações religiosas por aqui encontraram seu lugar.
Na porta de um dos elevadores que atendem diariamente as numerosas pessoas do educandário blumenauense, com sugestiva pintura, lê-se, em semicírculo, a frase: “Juntos somos mais fortes”. Essa frase pode significar, não só o percurso de crescimento cultural/humano solidário de estudantes, professores, funcionários e visitantes da referida escola superior, mas também de toda a comunidade blumenauense, animada pela luz da unidade entre todas as religiões e movimentos religiosos aí atuantes.
Pois, nos encontros daquela inesquecível quinta-feira primaveril, acordou-se que, de alguma forma, todas as entidades religiosas buscam levar seus adeptos e membros ao encontro de Deus e da alegria de viver e conviver em sociedade.
Resta-nos desejar que a chama do NERI não cesse de se expandir em adesão, profundidade e abrangência, fazendo acontecer uma cidade e um mundo unidos, invencível força contra carências e males.
Texto: Pe. Raul Kestring