40 anos de Ecumenismo – Artigo de Pe. Raul Kestring publicado hoje, 17, no Jornal de Santa Catarina

O Conselho de Igreja para Estudo e Reflexão (Cier) foi fundado em 5 de outubro de 1972, no Salão da Igreja Presbiteriana do Brasil, em Florianópolis, autodenominando-se Conselho Interconfessional para Educação Religiosa. Na mesma ocasião, foi eleita a primeira diretoria.

Treze Igrejas passaram a fazer parte do Conselho Interconfessional: Católica Romana, Evangélica Assembleia de Deus, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Evangélica Luterana do Brasil, Metodista, Presbiteriana do Brasil, Batista Independente, Presbiteriana Independente, Irmãos Menonitas, Convenção Batista Catarinense, Evangelho Quadrangular, Episcopal Anglicana do Brasil e Evangélica Congregacional do Brasil.

Enquanto as diversas Igrejas buscavam consenso na educação religiosa estadual, aproximavam-se também em conhecimento, convivência fraterna, caminhada rumo à unidade visível, pedido expresso do único mestre e salvador Jesus Cristo.

Com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394, de 20.12.1996, alterada pela Lei n. 9.475, de 22.08.1997), o Cier manteve a sua estrutura de associação fraterna de Igrejas Cristãs. E para o Ensino Religioso, encaminhou a fundação do Conselho de Ensino Religioso (Coner) do Estado de Santa Catarina.

Na 33ª assembleia, ocorrida em Chapecó entre 5 e 7 de outubro de 1999, com a presença de seis igrejas, foi aprovado um novo nome: Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão. E sua finalidade assim definiu-se: “Aproximar as Igrejas do Estado de Santa Catarina, promovendo encontros, estudos, reflexões e ações ecumênicas, pronunciar-se publicamente a respeito de questões pertinentes à vida”.

No próximo dia 26 de outubro, às 19h, na Comunidade Evangélica Vila Nova (IECLB), em Joinville, o Cier, hoje com a participação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e da Igreja Católica Apostólica Romana, e com a chama da reconciliação acesa, comemorará 40 anos de caminhada.

RAUL KESTRING|Padre

Leia também...